Tratamento de Cicatrizes

Tratamento de Cicatrizes

Se você busca um tratamento de cicatrizes realmente eficiente, saiba que a consulta com a dermatologista é o primeiro passo obrigatório que você deve dar. Atualmente, é muito comum encontrar, principalmente pela internet, tratamentos aparentemente milagrosos e que vão clarear cicatrizes em casa. Porém, o problema é que, na maioria das vezes, esses tratamentos são enganosos.

 

Os cuidados com a pele são especialidade da dermatologista – profissional da saúde especializada nas necessidades de cada pele. Por isso, um tratamento que realmente vai transformar a sua pele deve sempre ser indicado por essa profissional.

 

Além disso, é importante lembrar que cada cicatriz é única. Logo, o tratamento ideal para você vai depender da análise da médica.

 

 

O que são as cicatrizes?

 

As cicatrizes são consequências da reparação da pele após um acidente, uma doença ou até mesmo uma cirurgia. Quanto mais danificada a pele fica, maiores são as chances de que essas cicatrizes fiquem evidentes.

 

Na maioria das vezes, a cicatriz aparece com uma aparência avermelhada. Com o tempo, ela começa a desaparecer e pode ficar esbranquiçada.

 

A formação de uma cicatriz é afetada pela idade, pela genética do paciente, o dano causado à pele e a região do corpo. Enquanto peles jovens conseguem realizar o processo de regeneração com mais facilidade, peles maduras podem ter um processo mais demorado e cicatrizes mais evidentes.

 

 

Quais são os principais procedimentos de tratamento de cicatrizes?

 

O tratamento de uma cicatriz envolve, primeiramente, a avaliação da dermatologista. O paciente que quer suavizar sua aparência deve marcar uma consulta inicial para que a médica possa avaliar as necessidades particulares da sua pele e o tipo de cicatriz. Dessa forma, ela consegue indicar o tratamento ideal.

 

Os principais procedimentos estéticos são os seguintes:

 

 

Revisão cirúrgica

 

A revisão cirúrgica é um método de remoção completa da cicatriz. Ela é indicada para marcas largas ou longas, geralmente em regiões proeminentes ou até mesmo lesões que são cicatrizaram da maneira adequada. Dessa forma, a cirurgia tem como objetivo retirar esta cicatriz inicial para que ela seja substituída por uma cicatriz mais fina e curta, deixando o resultado muito mais discreto.

 

 

Dermoabrasão

 

Em contrapartida, a dermoabrasão é indicada para o tratamento de cicatrizes de acne, varicela, cicatrizes cirúrgicas pequenas ou irregularidades da pele. Nesse caso, a dermatologista utiliza um equipamento elétrico que remove as camadas superficiais, resultando na melhoria das cicatrizes. O procedimento é muito rápido e o paciente pode retornar ao trabalho em uma semana.

 

 

Resurfacing a laser

 

O uso do laser é um dos grandes destaques da medicina dermatológica atualmente. O resurfacing também é indicado para as cicatrizes de acne, de cirurgias ou de varicela, agindo por meio de uma luz de alta energia que consegue remover todo o tecido danificado. Na maioria dos casos, a profissional indica a realização de mais de uma sessão para que os resultados sejam satisfatórios.

 

 

Preenchimento

 

Você sabia que os preenchedores de tecidos também são eficazes no tratamento de cicatrizes? Muitas pessoas acreditam que substâncias como o colágeno, o ácido hialurônico ou até mesmo a gordura servem apenas para preencher o volume facial e promover uma pele rejuvenescida. No entanto, eles também são muito úteis para suavizar a aparência de cicatrizes.

 

Essas substâncias injetáveis são ideais para cicatrizes deprimidas, já que elas conseguem preencher a região e recuperar a textura uniforme da pele. A quantidade e o tipo de material injetado dependem da indicação da dermatologista.

 

 

Enxertos e excisões com punch

 

Neste procedimento, pequenos fragmentos de pele saudável são utilizados para substituir a pele na região da cicatriz. Esses fragmentos são comumentes retirados da parte de trás das orelhas. Depois que são situados na região da cicatriz, é feito um curativo, retirado cerca de 5 dias após a realização do procedimento.

 

Essa técnica é muito eficiente no caso de cicatrizes de pequenas a médias, resultando em uma aparência muito mais discreta.

 

 

Peelings químicos

 

O peeling é caracterizado pelo uso de produtos químicos que removem a camada superficial da pele e estimulam o processo natural de regeneração. O procedimento estético consegue suavizar as cicatrizes deprimidas, além de melhorar a textura e uniformizar o tom da pele. O tipo de produto também depende da indicação da dermatologista e o paciente deve atentar-se aos cuidados após a sessão para evitar manchas na pele.

 

 

Injeções de corticosteroides

 

Por último, a dermatologista pode recomendar também a injeção de corticosteroides. Essas aplicações são muito eficientes no caso de queloides e cicatrizes hipertróficas.

 

 

Quanto custa o tratamento de cicatrizes?

 

Como foi mencionado, o tratamento adequado vai depender do tipo de cicatriz de cada paciente. Dessa forma, não existe um valor fixo para suavizar as cicatrizes.

 

O ideal é que você marque agora mesmo a sua consulta com a dermatologista para que ela possa avaliar as suas necessidades e indicar as melhores soluções. Então, aproveite para entrar em contato e começar a cuidar das suas cicatrizes. Estamos lhe esperando!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp