Alterações de Unhas

Alterações de Unhas

Se você não sabe quais são as alterações de unhas que precisam de atenção e dos cuidados de uma dermatologista, você chegou ao lugar certo. Embora nem todo mundo preste atenção nas unhas, você deve saber que elas são um reflexo da saúde do seu organismo.

 

Isso porque as unhas são conhecidas como anexos cutâneos que, por sua vez, são formados por alguns segmentos de pele. Logo, elas possuem muita queratina e são uma parte importante de diferentes processos de proteção do organismo.

 

Logo, se você percebeu alguma alteração na sua unha, isso pode ser o sintoma de algo mais profundo em seu corpo.

 

 

Como saber se minha unha está saudável?

 

A unha saudável é caracterizada por sua transparência e aparência lisa. Ela é bem colada ao seu leito e conta com crescimento contínuo, de cerca de 3 milímetros por mês – porém, esse número pode variar de acordo com cada pessoa.

 

Enquanto as unhas das mãos demoram entre 4 e 6 meses para crescer da base até sua ponta, as unhas dos pés podem demorar de 6 a 12 meses. Além disso, as unhas de homens costumam crescer mais rápido que as das mulheres, exceto durante a gestação.

 

Essas são as principais características de uma unha saudável e qualquer alteração pode indicar algum tipo de problema.

 

 

Quais são as principais alterações de unhas?

 

Unhas fracas, que quebram com facilidade ou que descolam em sua parte distal são algumas das alterações mais comuns. Geralmente, isso acontece por conta do uso excessivo de esmaltes, pelo uso de fortalecedores que contém formol, por microtraumatismo ou pela manipulação excessiva das unhas.

 

Além disso, você deve ficar atento também às principais doenças das unhas, como por exemplo:

 

Unhas encravadas

 

A unha encravada é caracterizada pela sua curvatura para dentro da pele. Na maioria das vezes, esta condição aparece no dedão e é causada pelo corte inadequado das unhas, pelo uso de calçados que incomodam ou pela negligência de cuidados com a unha. A condição pode ser bastante dolorosa e causar infecções quando não é tratada.

 

Unhas frágeis

 

Sendo uma das queixas mais comuns dos pacientes, as unhas frágeis afetam cerca de 20% da população e são mais comuns nas mulheres. Esta síndrome pode ser causada por diversos fatores, como desnutrição. O tratamento pode envolver o uso de medicamentos tópicos e readequação de hábitos saudáveis.

 

Micoses

 

A micose também é uma das principais alterações de unhas e pode ser bastante incômoda. O quadro mais comum acontece quando a unha fica porosa, começa a descolar e começa a formar uma espécie de massa por baixo. Ela é mais comum em homens e é causada por um fungo presente no ar. Além disso, a condição pode ser agravada por predisposições familiares, diabetes e suor excessivo nos pés. O tratamento envolve o uso de medicamentos antifúngicos.

 

Manchas brancas na unha

 

O surgimento de pequenas manchas brancas na base da unha nem sempre é motivo de preocupação. As manchas podem ser recorrentes e o ideal é que você consulte uma dermatologista para ter a certeza de que elas não são indicação de algum problema.

 

Infecções bacterianas

 

As infecções na unha causam vermelhidões, feridas e dores. Na maioria das vezes, elas são causadas por trauma nas unhas ou na pele ao seu redor, além da exposição frequente aos produtos químicos. O tratamento pode variar de acordo com cada caso.

 

Psoríase

 

A psoríase também pode se manifestar por meio de alterações de unhas. Sendo esta uma doença da pele crônica, seus principais sintomas incluem a irregularidade no relevo das unhas, descoloração, separação da unha do leito ungueal, fraqueza das unhas, descamação e vermelhidão na pele ao redor da base. Além disso, podem surgir linhas hemorrágicas nas unhas.

 

 

Como cuidar melhor das suas unhas

 

Os cuidados com as unhas são uma excelente forma de prevenir os diversos tipos de alterações e manter a saúde da unha. Para evitar o surgimento de bactérias e micro-organismos, nunca deixe as unhas molhadas e procure remover as impurezas que podem se acumular na região diariamente.

 

Em relação ao corte, procure deixa-las sempre retas, sem curvas nas bordas. O uso de esmaltes também deve ser feito com parcimônia, dando preferência aos produtos que não promovem a oleosidade.

 

Nunca manipule unhas encravadas sem o auxílio de uma profissional. Por último, ao perceber qualquer irregularidade, consulte uma dermatologista imediatamente.

 

 

Quanto custa o tratamento para alterações de unhas?

 

Antes de elaborar o orçamento, a médica deve avaliar as alterações para identificar o seu quadro e as possíveis causas das alterações. Sendo assim, o preço pode variar muito entre os pacientes e deve ser tratado sempre diretamente com a profissional.

 

Quer saber como é possível recuperar a saúde das suas unhas? Então entre em contato agora mesmo para agendar a sua consulta e começar o tratamento de acordo com as suas necessidades. Até breve!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp