Psoríase

Psoríase

Você sabe o que é, quais são as causas e o tratamento da psoríase? Caracterizada como uma doença autoimune, inflamatório e não contagiosa, ela acontece quando o sistema de defesa do corpo humano começa a atacar as células da pele. Com isso, surgem lesões que podem ser bastante incômodas para os pacientes.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais de 2 milhões de pessoas sofrem com esta condição. São pessoas de todas as faixas etárias e de ambos os gêneros, embora ela seja mais comum em jovens adultos.

 

Embora não se saiba exatamente qual é a causa desta condição, não há dúvidas de que o acompanhamento dermatológico é muito importante para aliviar os sintomas. Por isso, conhecer a fundo o que é a doença e como ela se manifesta garante que você procure o auxílio médico o quanto antes para dar início ao tratamento.

 

 

Tipos de psoríase

 

A psoríase pode se manifestar de formas diferentes de acordo com o seu tipo e intensidade. A avaliação de uma dermatologista é imprescindível para identificar as particularidades de cada caso e, assim, recomendar o tratamento ideal.

 

A doença pode se diferenciar da seguinte forma:

 

Psoríase em placas ou vulgar

 

Representando 90% dos casos, a psoríase em placas atinge principalmente o couro cabeludo, cotovelos, joelho e dorso da mão. Seus principais sintomas são as lesões avermelhadas e em alto relevo, geralmente cobertas por escamas com aparência esbranquiçada.

 

Essas lesões podem causar dor e coceira no paciente, bem como a descamação que desprende da pele.

 

Psoríase ungueal

 

Já a psoríase ungueal é menos comum e pode ser reconhecida por lesões que aparecem com mais frequências nas unhas das mãos e dos pés. Por conta da lesão, as unhas crescem de forma desigual, aprendendo deformações e alterações em sua cor.

 

Psoríase invertida

 

Tendo como principal causa o suor, esse tipo de psoríase atinge as áreas do corpo que costumam acumular umidade. É o caso, por exemplo, das axilas, a região abaixo dos seios, a virilha e as dobras dos joelhos e cotovelos. As lesões causam coceira e podem ser confundidas com alergias.

 

Psoríase artropática ou artrite psoriásica

 

Quando a inflamação se espalha por outras partes do corpo, chegando às articulações, tem-se o diagnóstico de psiríase artropática. Os sintomas são os mesmos da artrite, destacando-se:

 

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Rigidez nas juntas e;
  • Surgimento de edemas.

 

O quadro pode demorar mais para aparecer, por isso é preciso ficar atento aos primeiros sintomas.

 

Além destes tipos de psoríase, os pacientes podem sofrer ainda com a manifestação pustulosa da doença. Neste caso, as lesões são acompanhadas por bolhas com pús e podem surgir no corpo todo ou apenas em uma determinada região.

 

 

Quando procurar uma dermatologista?

 

O diagnóstico da psoríase é imprescindível para que se possa dar início ao tratamento, principalmente considerando que a inflamação pode ir além da pele e atingir também outras regiões do corpo humano.

 

Ao perceber qualquer um dos sintomas listados acima, o paciente deve procurar imediatamente uma dermatologista. No consultório, a médica será capaz de avaliar as lesões para reconhecer a doença, possivelmente solicitando exames complementares, como a biópsia da pele, para assegurar o diagnóstico.

 

Como as lesões podem facilmente ser confundidas com outras doenças de pele, essa consulta inicial é muito importante para determinar o tratamento.

 

 

A psoríase tem cura?

 

Infelizmente, ainda não existe uma cura para a doença. Porém, com o tratamento correto, é possível melhorar consideravelmente os sintomas, por vezes até mesmo eliminando-os por completo.

 

A indicação do tratamento vai depender do tipo de psoríase e sua gravidade. Por isso, ele deve sempre ser recomendado por uma dermatologista e o paciente nunca deve fazer uso de medicamentos por conta própria.

 

Na maioria das vezes, o tratamento envolve o uso de medicamentos tópicos, pomadas e cremes anti-inflamatórios. Além disso, terapias complementares, como o uso de medicamentos injetáveis, podem ser recomendados para aliviar os sintomas. Essas substâncias são conhecidas por conter os ataques do sistema imunológico às células da pele.

 

Independentemente do tratamento indicado, ele deve sempre ser acompanhado pela profissional da saúde. Dessa forma, é possível acompanhar a evolução do quadro e realizar alterações sempre que necessário, melhorando a qualidade de vida do paciente.

 

 

Quanto custa o tratamento da psoríase?

 

Como o tratamento vai variar de acordo com as suas necessidades individuais e o tipo de doença, não existe um valor único do tratamento. Tudo vai depender dos medicamentos indicados e o tempo de uso até que os sintomas sejam atenuados de vez.

 

Por isso, o orçamento é sempre discutido na primeira consulta com a dermatologista, mesmo momento em que ela vai avaliar as particularidades da sua pele e os possíveis tratamentos. Logo, se você quer se livrar da psoríase de uma vez por todas, aproveite agora mesmo para agendar a sua consulta. Estamos lhe esperando!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp