Dermatite Seborreica

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é um problema muito comum e, felizmente, fácil de tratar. O problema é que nem sempre os pacientes sabem quais são as particularidades desta condição e quando é o momento ideal para buscar o auxílio de uma dermatologista.

 

Embora os problemas de pele costumem ser negligenciados pelos pacientes, é muito importante que você fique de olho em qualquer alteração na cútis. Dessa forma, você consegue melhorar a sua qualidade de vida e autoestima, criando hábitos saudáveis e que vão transformar a sua pele.

 

Para isso, é muito importante saber o que é esse tipo de dermatite e quais são os seus principais sintomas.

 

 

O que é dermatite seborreica?

 

Este quadro é caracterizado como uma inflamação da pele. A dermatite causa descamação e vermelhidão, principalmente em áreas como as orelhas, sobrancelhas, cantos do nariz e o couro cabeludo. Justamente por isso, trata-se de uma doença muito incômoda e inconveniente para os pacientes.

 

Como a dermatite é uma doença crônica, ela pode apresentar alguns períodos de melhora e piora nos sintomas. Logo, o tratamento com a dermatologista tem como objetivo estabilizar este quadro, evitando que o paciente sofra com os sintomas e identificando os principais fatores que causam o desconforto.

 

 

Quais são as principais causas da dermatite seborreica?

 

Infelizmente, nem sempre é possível determinar esta causa. Na maioria dos casos, a inflamação está relacionada aos fatores genéticos ou é provocada por fatores externos.

 

O estresse e desequilíbrios hormonais são exemplos de fatores que pioram o quadro. O mesmo é válido para baixas temperaturas, o consumo excessivo de álcool e o uso de alguns medicamentos.

 

Quadros alérgicos também podem causar a inflamação e, neste caso, é preciso identificar o agente externo para controlar melhor a condição.

 

 

Quais são os principais sintomas da dermatite?

 

Dentre os principais sintomas da dermatite seborreica, destacam-se:

 

  • Escamas brancas (as famosas caspas);
  • Excesso de oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  • Escamas amareladas oleosas e que causam sensação de ardência;
  • Coceira;
  • Leve vermelhidão na área afetada e;
  • Perda de cabelo.

 

Ao identificar qualquer um desses sintomas, é muito importante que você consulte a dermatologista para dar início ao tratamento. O diagnóstico é realizado após a avaliação física dos sintomas, além da compreensão dos hábitos e estilo de vida do paciente para identificar possíveis causas.

 

Em alguns casos, a dermatologista pode solicitar exames complementares para realizar o diagnóstico. Esses exames podem ser micológicos, biópsias ou até mesmo testes de contato. Após a avaliação inicial e diagnóstico, já é possível dar início ao tratamento.

 

 

Como é o tratamento da dermatite seborreica?

 

O tratamento é variado de acordo com as necessidades do paciente. Geralmente, ele engloba a higienização frequente da área afetada, a interrupção no uso de produtos que podem piorar o caso e o ajuste na rotina de cuidados com a pele do paciente, utilizando produtos específicos para melhorar a condição.

 

O uso de shampoos e sabonetes com ácido salicífico, elcatrão, selênio, enxofre e zinco é muito recomendado para o tratamento. Porém, o paciente deve sempre ter a indicação médica para garantir resultados eficientes no controle da dermatite seborreica.

 

Pomadas com substâncias antifúngicas também podem ser recomendadas, além do incentivo às alterações no seu estilo de vida que podem piorar o quadro. Recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcóolicas, manter uma alimentação balanceada e usar roupas que não retém o suor.

 

 

Quando é a hora de procurar uma dermatologista?

 

Como os sintomas da dermatite seborreica são muito incômodos para o paciente, o ideal é que você procure a médica assim que identificar qualquer alteração em sua pele ou couro cabeludo. Fique sempre de olho em manchas, inflamações e descamações que surgem sem motivo aparente, bem como a sensação de ardor ou coceira nas regiões mais afetadas pela dermatite.

 

O tratamento com a dermatologista é contínuo. Logo, mesmo que os sintomas estejam controlados, manter as consultas em dia é uma excelente forma de evitar que eles reapareçam, melhorando sua qualidade de vida e evitando qualquer tipo de problema.

 

Isso é especialmente importante visto que nem sempre é possível prevenir os sintomas da dermatite. Com um tratamento personalizado, fica muito mais fácil controlar a evolução do quadro e manter a saúde da sua pele!

 

 

Quanto custa o tratamento da dermatite seborreica?

 

Como o tratamento é personalizado de acordo com as necessidades do paciente, os valores podem variar muito. Sendo assim, o orçamento é tratado diretamente com a dermatologista, englobando o valor da consulta e o uso de produtos que vão tratar os sintomas da dermatite.

 

Para saber quanto vai custar o tratamento, é preciso, primeiro, passar pela consulta inicial e o exame físico da sua pele. Então, será possível indicar as melhores opções para você, com foco no custo x benefício que vai, de fato, melhorar o seu caso.

 

Por isso, não perca mais tempo e agende sua consulta com a melhor dermatologista da região agora mesmo!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp