Melanoses Solares

Melanoses Solares

Você já ouviu falar em melanoses solares? Popularmente conhecidas como manchas senis, essas pequenas lesões na pele são caracterizadas pelas cores castanho claras ou escuras, variando de tamanho e surgindo, principalmente, nas áreas que ficam mais expostas ao Sol – por isso o nome “solares”.

 

Seu nome popular, mancha senil, foi dado porque a condição é mais comum entre as pessoas idosas. Porém, elas também podem acometer a população jovem e precisam do acompanhamento de um dermatologista para que possam ser tratadas com eficiência.

 

O problema é que nem sempre os pacientes procuram o auxílio médico imediatamente. Ao normalizar a mancha, corre-se o risco de que elas surjam em novas regiões do corpo e prejudiquem seriamente a sua autoestima. Portanto, é muito importante conhecer as causas deste problema, bem como os seus principais sintomas e tratamentos para que você possa tomar os cuidados devidos.

 

 

O que são melanoses solares?

 

O termo melanose representa uma mancha na pele e, no caso deste quadro específico, as manchas surgem por conta do aumento no número e atividade dos melanócitos. Por sua vez, essas são as células responsáveis pela produção de melanina na pele. Como a melanina é responsável pela pigmentação, esse excesso de atividade causa a hiperpigmentação.

 

Além disso, melanoses solares também são decorrentes da exposição frequente à radiação solar. Com o passar dos anos, essa exposição danifica as células e prejudica a uniformização do tom da pele. Consequentemente, as manchas surgem e podem também ter uma superfície rugosa.

 

As melanoses são mais comuns em pessoas de pele clara e acima de 40 anos de idade. A população que mais se expõe ao Sol, como trabalhadores que passam o dia todo fora, também se enquadram no grupo de risco para a formação das manchas.

 

Vale ressaltar que esse tipo de melanose é considerada benigma e assintomática. Porém, por prejudicarem a autoestima dos pacientes, elas precisam ser tratadas e controladas.

 

 

Melanoses solares têm cura?

 

Embora não exista uma cura para as melanoses, é possível, sim, tratar o problema e suavizar a sua aparência. O uso dos lasers é um dos procedimentos mais indicados. Há alguns anos, utilizava-se a neve carbônica ou nitrogênio líquido para suavizar a aparência das melanoses. Era como se as manchas fossem queimadas e, depois, começassem a descamar, funcionando como um peeling.

 

Com o avanço da tecnologia, os tratamentos com laser evoluíram e se tornaram mais eficientes. Atualmente, é comum tratar melanoses solares com a luz interna pulsada, que atinge a melanina e “destrói” a hiperpigmentação.

 

O uso do laser Q switched também é comum. Por sua vez, esse tipo de laser é específico para o clareamento de pigmentos e manchas na pele, incluindo aquelas que são mais difíceis de serem removidas. Isso porque o equipamento usa alta energia, em pulsos rápidos e fragmentados. Com isso, é possível tratar as manchas sem lesionar o tecido ao redor da região.

 

Os procedimentos com laser costumam ser muito rápidos e simples. Eles devem sempre ser realizados por uma dermatologista especializada em melanoses solares para que você consiga, de fato, aproveitar os benefícios do tratamento.

 

 

Em quanto tempo é possível ver os resultados do tratamento?

 

O primeiro passo para começar a cuidar das melanoses solares é agendar uma consulta com a dermatologista. Neste primeiro momento, a médica vai avaliar as particularidades da sua pele e indicar os melhores procedimentos para atenuar a aparência das manchas.

 

Após a aplicação do laser, é comum que as manchas fiquem mais escuras e comecem a descamar depois de alguns dias. Geralmente, são indicadas de 1 a 3 sessões mensais, de acordo com as necessidades de cada paciente.

 

Os resultados começam a ser visualizados em poucos meses e, com o acompanhamento da dermatologista, é possível atestar a evolução do quadro. Entre as sessões, a médica pode indicar o uso de cremes clareadores para potencializar a ação do tratamento, embora os cosméticos sejam apenas aliados do laser. Isso porque eles atuam somente nas camadas superficiais da pele.

 

Lembre-se de que o uso de protetor solar é uma parte importante dos cuidados com melanoses solares. O ideal é que você aplique uma quantidade generosa de filtro solar logo pela manhã, reaplicando o produto de 3 em 3 horas para garantir a proteção total. Invista em produtos com FPS 30 ou superior para evitar que as manchas reapareçam.

 

 

Quanto custa o tratamento para melanoses solares?

 

Como o número de sessões pode variar de acordo com cada caso, os valores do tratamento são acordados diretamente entre o paciente e a dermatologista. Eles podem englobar o uso de cremes clareadores e uma quantidade pré-determinada de sessões de laser, sempre visando o melhor custo x benefício para que você se livre das manchas de uma vez por todas.

 

Então, se você quiser começar o seu tratamento logo, aproveite agora mesmo para agendar sua consulta inicial. Estamos lhe esperando!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp