Câncer de Pele

Câncer de Pele

O câncer de pele é a manifestação mais comum da doença, sendo responsável por cerca de 1/3 de todos os tipos de câncer. Isso porque, além de a pele ser o maior órgão do corpo humano – e, portanto, mais suscetível aos diferentes tipos de doença, ela é também o órgão mais exposto aos agentes externos. Porém, felizmente, o avanço da medicina já garantiu altos índices de cura, principalmente quando ocorre o diagnóstico precoce da condição.

 

Dessa forma, é de extrema importância que os pacientes saibam identificar os primeiros sintomas do câncer para poder, assim, procurar imediatamente uma dermatologista especializada.

 

 

O que é câncer de pele?

 

O câncer é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado de células cancerígenas, neste caso, localizadas na pele. Para que você entenda melhor, imagine que estas células crescem de forma incontrolável e se dispõe em camadas. De acordo com essa disposição, surgem as diferentes classificações do câncer de pele.

 

As principais causas da doença são lideradas pela exposição ao Sol. A radiação ultravioleta pode causar queimaduras e incentivar o desenvolvimento de células cancerígenas. Por esse motivo, o maior fator de prevenção ao câncer de pele é o uso de proteção solar a partir dos seis meses de idade.

 

O filtro deve ser usado em todo o corpo, diariamente e de acordo com as quantidades recomendadas pela dermatologista. Sua reaplicação deve ser feita de três em três horas para garantir que você está sempre protegido!

 

Porém, como nem sempre apenas a proteção é o suficiente para evitar o surgimento do câncer, é muito importante que você consulte uma dermatologista periodicamente para manter a saúde da sua pele.

 

Além disso, vale ressaltar que existe uma predisposição maior para o desenvolvimento do câncer em pessoas de pele clara, ruivos, pessoas com olhos claros, com muitas pintas e histórico de câncer na família. Então, preste muita atenção no seu histórico familiar e nos primeiros sintomas!

 

 

Quais são os primeiros sintomas do câncer de pele?

 

Infelizmente, nem sempre é fácil atestar o câncer de pele. Isso porque a doença pode ser silenciosa, apresentando sintomas que são facilmente ignorados ou até mesmo imperceptíveis.

 

Geralmente, a doença começa a se manifestar por meio de pintas e manchas curiosas. Cada tipo de câncer conta com suas características, como veremos a seguir, então uma boa dica é conhecer bem o seu corpo para perceber qualquer anormalidade. Quanto mais rápido o câncer for diagnosticado, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

 

 

Tipos de câncer de pele

 

Carcinoma Basocelular

 

O carcinoma basocelular é o mais comum entre os pacientes e se manifesta por meio de lesões avermelhadas e brilhantes, com um leve fundo perolado. As manchas podem ser confundidas com cicatrizes, mas sangram com facilidade. Apesar de ser um tumor maligno, ele raramente se espalha pelo resto do corpo e o tratamento é mais rápido.

 

Carcinoma espinocelular

 

Também causando lesões vermelhas, o carcinoma espinocelular se diferencia pela superfície áspera da lesão, parecendo uma ferida que nunca cicatriza. Ele atinge principalmente a boca e outras mucosas, podendo causas metástases. Logo, o tratamento deve ser feito o mais rápido possível.

 

Melanoma

 

O melanoma é um dos tipos mais conhecidos pelas pessoas e origina-se nas células responsáveis pela produção de melanina. Os tumores têm aparência escura, são malignos e extremamente agressivos. A demora no diagnóstico pode fazer com que ele se espalhe pelo corpo, podendo levar o paciente ao óbito.

 

O melanoma se apresenta geralmente como uma mancha irregular e escura na pele. Portanto, se você percebeu qualquer mancha suspeita no corpo, procure um dermatologista imediatamente!

 

 

O câncer de pele tem cura?

 

Ao receber o diagnóstico, muitos pacientes se preocupam imediatamente com o tratamento. A boa notícia é que, sim, o câncer de pele pode ser curado, principalmente quando ele é detectado em suas fases iniciais.

 

O plano de tratamento é elaborado em conjunto pela dermatologista e um oncologista, dependendo do tipo de câncer identificado no paciente. Isso pode envolver quimioterapia, radioterapia e até mesmo intervenções cirúrgicas. O acompanhamento deve ser feito de perto pelo seu time de profissionais da saúde.

 

Embora alguns tipos de câncer sejam mais fáceis de serem curados, o importante é ter a certeza de que você tem uma dermatologista especializada responsável pelo seu caso. Com isso, você se sente muito mais seguro em relação ao tratamento!

 

 

Quanto custa o tratamento para câncer de pele?

 

Não existe um valor fixo para o tratamento do câncer. Afinal, ele é elaborado sempre de acordo com as necessidades do paciente e pode ser alterado sempre que preciso. Logo, os valores são tratados diretamente com a equipe clínica, oferecendo as melhores soluções da medicina para devolver a qualidade de vida do paciente.

 

Vale ressaltar uma última vez: o diagnóstico precoce do câncer de pele é muito importante para o sucesso do tratamento! Então, se você percebeu qualquer irregularidade na sua pele, não perca mais tempo. Aproveite agora mesmo para agendar a sua primeira consulta com a dermatologista!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp