Urticária

Urticária

A urticária é um dos problemas mais inconvenientes que podem acometer a pele das pessoas. Apesar de o termo ser bastante popular, nem todos sabem exatamente o que é essa condição e como ela se manifesta, podendo demorar bastante tempo para procurar uma dermatologista que vai avaliar o quadro.

 

O problema é que a urticária, quando não tratada, pode atrapalhar significativamente a qualidade de vida do paciente, além de evoluir para quadros mais graves. Sendo assim, é muito importante que você conheça melhor a doença para que possa ficar atento aos sintomas e buscar a ajuda médica o mais rápido possível.

 

 

O que é urticária?

 

A urticária é uma doença de pele conhecida pela formação de manchas vermelhas no corpo. Essas manchas causam inchaços e coceira, além de deixarem a região avermelhada.

 

As causas da doença podem ser variadas de acordo com o tipo de urticária. São eles:

 

Urticária colinérgica

 

As urticárias colinérgicas são conhecidas popularmente como urticárias nervosas, surgindo a partir de questões emocionais. Situações de trauma e estresse podem causar as lesões, bem como a produção excessiva de suor. Por esse motivo, esse quadro é mais comum em adolescentes.

 

Urticária aquagênica

 

Já a urticária aquagênica é causada pela água, mais especificamente a pressão da água. Embora muitos acreditem que o fator mais determinante seja a temperatura, na verdade é a pressão que pode causar a doença. Portanto, ela é mais comum em pessoas que tomam banho em duchas com pressão inadequada.

 

Urticária crônica

 

A urticária crônica nem sempre tem uma causa fácil de ser determinada e precisa do acompanhamento de perto da dermatologista. Seu diagnóstico depende de uma biópsia da região lesionada e pode exigir um tratamento diferenciado. O paciente que suspeita sofrer de uma urticária crônica geralmente percebe que as lesões são dolorosas e a manifestação dura mais que 24 horas. Ao perceber esses sintomas, procure a médica imediatamente!

 

Urticária aguda

 

Sendo o quadro de mais simples diagnóstico, a urticária aguda surge após uma hipersensibilidade da pele. Trata-se de uma forma de reação alérgica, causando lesões na pele que duram algumas horas e causam coceiras e outros incômodos. Além disso, a lesão na pele também pode ser estimulada por doenças como lúpus e linfomas.

 

Urticária física

 

Também conhecidas como urticárias de pressão, esse tipo de doença é mais raro do que as demais manifestações. Ela é causada pela pressão excessiva, como quando o paciente fica muito tempo com os braços apoiados em uma cadeira ou quando o notebook faz muita pressão nas pernas. Quando o contato é finalmente interrompido, surge a urticária.

 

Urticária de frio ou calor

 

Por último, temos ainda a urticária que surge devido à temperatura. O paciente percebe placas vermelhas espalhadas pelo seu corpo, sentindo uma coceira leve. Elas são comuns após banhos muito quentes ou muito frios, além de regiões em que as temperaturas costumam mudar bruscamente.

 

 

A urticária tem cura?

 

Felizmente, a resposta é sim!

 

Porém, é importante ter em mente que nem sempre as urticárias vão se curar por conta própria. Ao perceber qualquer irregularidade na sua pele, o paciente deve marcar uma consulta com a dermatologista para que ela possa avaliar melhor o quadro.

 

Além disso, o tratamento vai depender do caso de cada paciente e o tipo de urticária identificado pela médica. Logo, se automedicar, sem uma prescrição, pode fazer com que a condição piore.

 

Na maioria das vezes, o tratamento é relativamente simples e envolve o uso de remédios antialérgicos. Da mesma forma, a dermatologista vai identificar as possíveis causas da doença para eliminar os fatores de risco, evitando novas crises no futuro.

 

O uso dos medicamentos deve ser feito de acordo com a indicação da médica para assegurar a eficiência do tratamento.

 

 

Como prevenir a urticária

 

Como essa doença pode surgir de forma inesperada, não existem muitas regras que asseguram a prevenção. Ainda assim, manter uma rotina eficiente de cuidados com a pele pode ser uma ótima dica para quem quer estimular a saúde cutânea.

 

O uso dos produtos, mesmo sendo cosméticos, deve ser recomendado pela dermatologista após a avaliação das necessidades da sua pele. Ao manter a cútis limpa, hidratada e protegida dos raios solares, as chances de que você desenvolva a urticária são muito menores!

 

 

Quanto custa o tratamento para urticária?

 

Como mencionamos acima, o valor total do tratamento pode variar de acordo com cada caso e paciente. Sendo assim, o ideal é que você agende a consulta inicial com a dermatologista para que ela possa avaliar a sua situação e indicar o melhor plano de tratamento.

 

A primeira consulta é importante para impedir a progressão da doença e avaliar a saúde geral da sua pele. Então, não perca mais tempo! Aproveite agora mesmo para entrar em contato e marcar a sua consulta com uma profissional da saúde especializada na pele. Até logo!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp