Dermatites

Dermatites

Dentre as principais condições que levam as pessoas a buscarem uma dermatologista, sem dúvidas as dermatites ficam lado a lado com a acne no ranking. Isso porque elas são muito comuns, acometendo uma boa parte da população e, muitas vezes, se manifestando de forma silenciosa até que se torne incômoda.

 

De forma geral, a dermatite é uma reação inflamatória na pele. Apesar de serem comuns, elas não são contagiosas, então você não precisa se preocupar com a contaminação daqueles que moram com você. A inflamação na pele pode causar coceira, vermelhidão, inchaços, surgimento de vesículas, ressecamento, espessamento e até mesmo rachaduras na pele.

 

O tratamento da dermatite deve sempre ser feito sob a supervisão de uma dermatologista. Logo, para que você compreenda melhor quais são as causas e os primeiros sintomas da condição para que possa procurar uma médica especializada, separamos aqui os principais aspectos da doença.

 

 

Quais são os principais tipos de dermatites?

 

A dermatite é classificada de acordo com diversos fatores clínicos e pode ser determinada como:

 

Dermatite de contato

 

Sendo uma das manifestações mais comuns do quadro, a dermatite de contato acontece quando a pele entra em contato com alguma substância que causa irritação ou reações alérgicas. Seus principais sintomas são a coceira, a vermelhidão e a descamação. Ela atinge, principalmente, as mãos e o rosto e pode ser causada por componentes como detergentes, sabonetes impróprios para a pele, metais variados e o uso de bijuterias.

 

Dermatite atópica

 

A dermatite atópica é o tipo mais comum de dermatite e trata-se de uma doença crônica, que nem sempre tem uma causa conhecida. O quadro se manifesta por meio de erupções com crostas e coceira, atingindo as dobras dos braços e a parte posterior dos joelhos. Ela também pode causar asma e rinites alérgicas.

 

Dermatite seborreica

 

A dermatite seborreica também é uma doença crônica, frequente e recorrente. Ela acomete principalmente as regiões da pele com maior presença de glândulas sebáceas, como o rosto e o couro cabeludo. Sendo mais comum em homens, a dermatite seborreica também pode surgir em bebês e jovens adultos.

 

Esses são os tipos mais comuns de dermatites, sendo que cada um precisa de um tratamento específico. Como as causas da doença podem ser variadas – incluindo fatores genéticos, emocionais ou até mesmo a exposição ao clima e temperatura – o ideal é que o quadro seja sempre avaliado por uma dermatologista.

 

 

Existe prevenção para as dermatites?

 

Por se tratarem de doenças da pele, os cuidados podem ser uma forma eficiente de prevenção. Manter a pele sempre bem hidratada, evitar tomar banhos com água muito quente e deixar de lado os sabonetes com substâncias agressivas podem fazer toda a diferença na saúde da sua pele.

 

Além disso, é muito importante secar o corpo e o rosto com cuidado após o banho, removendo todo o excesso de água. A proteção solar também é um cuidado imprescindível e que pode trazer muitos benefícios para a sua pele.

 

Porém, também é importante ter em mente que a dermatite pode ser uma condição crônica e nem sempre esses fatores de prevenção serão o suficiente para evitar o seu surgimento. O acompanhamento contínuo com uma profissional da saúde é a melhor forma de cuidar da sua pele!

 

 

Qual é o melhor tratamento para as dermatites?

 

O primeiro passo para começar o tratamento é agendar uma consulta com a dermatologista. Neste primeiro encontro, a médica vai fazer a avaliação da sua pele, entendendo melhor os seus hábitos e os fatores que podem ter impulsionado a condição.

 

Após a avaliação e o diagnóstico, será mais fácil indicar o tratamento ideal.

 

Dermatites de contato exigem o afastamento do agente externo que causou a inflamação. Além disso, a médica pode prescrever o uso de corticoides tópicos para reduzir o incômodo do paciente.

 

Em contrapartida, a dermatite atópica precisa de um acompanhamento contínuo da médica. O tratamento também pode envolver o uso de corticoides e imunomoduladores tópicos, além de hidratantes próprios para o seu tipo de pele.

 

O tratamento dos diferentes tipos de dermatites é sempre personalizado de acordo com as necessidades de cada paciente. Sendo assim, evite o uso de medicamentos sem a prescrição da dermatologista. Caso contrário, você pode piorar a condição!

 

 

Quanto custa o tratamento de dermatites?

 

Assim como o tratamento pode variar entre cada paciente, o custo também não é fixo. Além do valor da consulta, o orçamento pode englobar ainda os medicamentos indicados pela profissional e os eventuais procedimentos indicados após a avaliação do caso.

 

Logo, os valores são acordados diretamente entre a dermatologista e paciente, sempre pensando no melhor custo x benefício para que você possa cuidar da saúde da sua pele com segurança e eficiência.

 

Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Entre em contato com a clínica agora mesmo e marque a sua avaliação inicial!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp