Acne

Acne

A acne é um dos sintomas que mais faz com que as pessoas decidam procurar uma dermatologista, principalmente durante a puberdade e adolescência. O surgimento da acne é muito comum durante este período, mas pode acontecer também na vida adulta. Independentemente do caso, não há como negar que as espinhas são um problema muito inconveniente e que precisa da atenção de uma profissional da saúde.

 

Isso porque as espinhas afetam não apenas a autoestima das pessoas. Em casos mais severos, elas podem ser dolorosas e afetar a qualidade de vida do paciente. Portanto, logo aos primeiros sintomas, o ideal é que você procure uma dermatologista para começar o tratamento ideal.

 

Além disso, também é importante saber quais são as principais causas de acne e os tratamentos mais comuns. Dessa forma, será mais fácil escolher a profissional que vai lidar com o seu caso.

 

 

O que é acne?

 

A acne é uma condição dermatológica que afeta principalmente adolescentes, independentemente do gênero, e mulheres adultas. Ela acontece quando os folículos capilares sofrem uma obstrução, seja ela decorrente de sebo ou de células mortas da pele.

 

A gravidade da acne pode variar de acordo com cada paciente, sendo caracterizada por pequenas e pontuais espinhas, até acnes dolorosas e que afetam a qualidade de vida do paciente.

 

O diagnóstico da dermatologista é decorrente da presença de comedões, pápulas, quistos, pústulas e eventuais cicatrizes deixadas pela acne. Vale lembrar que esses sintomas podem aparecer não apenas no rosto, como também em outras regiões do corpo, principalmente as costas, braços, ombros e peito.

 

 

Como prevenir a acne?

 

A prevenção da acne é possível, porém, na maioria das vezes, não é eficiente sem o acompanhamento de uma dermatologista. Principalmente quando o quadro do paciente é mais severo, o envolvimento médico é a melhor forma de cuidar da sua pele e evitar a progressão da doença.

 

O tratamento preventivo geralmente envolve a construção de uma rotina de cuidados com a pele personalizada para o paciente. A dermatologista vai avaliar o seu tipo de pele para indicar os produtos ideais, englobando produtos de limpeza, hidratantes e proteção solar. No caso de pessoas com predisposição a acne, também são utilizados medicamentos que vão controlar a produção de sebo da pele.

 

Em alguns casos, a médica pode indicar também a utilização de tratamentos tecnológicos, como os lasers, para reduzir as espinhas e melhorar a saúde cutânea.

 

Outros tratamentos possíveis para a acne englobam também:

 

  • Peeling químico;
  • Carboxiterapia;
  • Laser CO2 fracionado para tratar as cicatrizes de acne;
  • Luz pulsada para acne ativa;

 

Preenchimento com ácido hialurônico para suavizar irregularidades deixadas pela acne e mais.

 

O plano de tratamento ideal vai depender da avaliação médica.

 

 

Uso de Roacutan para pele acneica

 

Ao procurar uma dermatologista para cuidar da acne, muitos pacientes têm dúvidas em relação ao uso do Roacutan. Afinal, este é o medicamento mais popular para o tratamento da pele acneica, mas é preciso tomar muito cuidado com o seu uso.

 

A principal substância do medicamento é a Isotretinoína. Ela é responsável por reduzir a atividade e o tamanho das glândulas que produzem o sebo na pele. Logo, é uma substância altamente indicada para casos de acne severa.

 

Além disso, o remédio também pode ser indicado para quem sofre com a rosácea. A dose é indicada pela dermatologista, bem como a duração do tratamento. Normalmente, os resultados começam a ser visíveis na pele cerca de 8 a 16 semanas após o início da medicação.

 

Justamente por ser um remédio, o uso de Roacutan nunca deve ser feito sem a prescrição médica. O uso indevido pode causar complicações severas, além de efeitos colaterais como diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça, dor muscular e mais.

 

 

Como saber quando é a hora de procurar uma dermatologista?

 

Como a acne é uma condição de pele muito comum, principalmente durante a adolescência, muitas pessoas acabam demorando para procurar a ajuda médica. Elas acreditam que o problema será solucionado por conta própria. Porém, nem sempre esse é o caso.

 

O ideal é que você procure uma dermatologista assim que a acne se tornar incômoda. Aliás, esse incômodo não precisa necessariamente estar relacionado às dores e inflamações. Se as espinhas afetarem a sua autoestima, isso significa que já é a hora de marcar uma consulta.

 

 

Quanto custa o tratamento da acne?

 

A gravidade da acne é variável entre cada paciente. Dessa forma, não existe um preço fixo para o tratamento. Durante a primeira consulta com a dermatologista, a médica vai avaliar o seu caso e descobrir quais são os melhores produtos e medicamentos para você.

 

Por isso, o orçamento é elaborado diretamente com a profissional. Acredite: existe solução para a acne! Quer saber mais sobre o tratamento e como podemos ajudar você a melhorar a saúde da sua pele? Marque uma consulta agora mesmo!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp