Tratamento de Melasma

Tratamento de Melasma

O melasma é um problema muito comum entre as pessoas. Sendo assim, é esperado também que ele seja um dos principais motivos pelos quais as pessoas procuram a dermatologista. Caracterizado como uma mancha de cor amarronzada, formato irregular, porém simétrico, o melasma tem causas variadas e pode afetar a autoestima de quem sofre com as manchas.

 

Embora seu aparecimento seja mais comum no rosto, as manchas podem surgir também no colo, pescoço e até mesmo nos braços. As lesões não costumam ser dolorosas ou causar coceiras. Porém, como elas podem aumentar ao longo do tempo, trata-se de um verdadeiro inconveniente.

 

Felizmente, hoje em dia já existem diversos tratamentos para o melasma. Para conseguir os melhores resultados, é imprescindível que você conte com a ajuda de uma médica especializada e saiba mais sobre como é possível prevenir e tratar esta condição.

 

 

O que é melasma?

 

Conforme mencionado acima, o melasma é uma condição de pele que causa o surgimento de manchas, principalmente no rosto, mas também no pescoço, colo e braços. Suas causas são variadas e englobam desequilíbrios hormonais e a radiação solar – sendo esta a principal causadora das manchas e também de outros problemas de pele, incluindo o câncer.

 

As manchas surgem quando existe uma irregularidade no melanócito, a célula responsável pela produção de pigmento na pele. Logo, ao menor estímulo, a célula produz cada vez mais pigmento, culminando nas manchas.

 

Como este é um problema relacionado à hiperpigmentação da pele, você já consegue imaginar por que o Sol é o maior inimigo dos melasmas, correto? O problema é que a luz solar não é a única que pode piorar a condição. A chamada luz visível, a luz proveniente de aparelhos eletrônicos, como celular, computador e lâmpadas, também pode agravar o quadro.

 

Da mesma forma, desequilíbrios hormonais também podem causar o surgimento ou a piora das manchas de melasma. O uso de anticoncepcional, o estresse e o contato constante com a poluição finalizam a lista de possíveis causas do melasma, embora nem todos os fatores sejam conhecidos.

 

 

A mancha de melasma pode aumentar?

 

O tamanho das manchas pode variar de acordo com cada paciente e, infelizmente, também pode aumentar ao longo do tempo. É normal que os primeiros sinais sejam pequenos e comecem a se “espalhar” pelo corpo. Além disso, as manchas também são mais comuns e maiores em peles negras.

 

Porém, assim como elas podem aumentar de tamanho, as manchas também podem ser clareadas. Por mais que não exista uma cura conhecida para o melasma, a tecnologia já avançou ao ponto de os pacientes terem diversos tratamentos à sua disposição, desde o uso de dermocosméticos, até o auxílio de equipamentos tecnológicos como os lasers e a luz pulsada.

 

 

Como é o tratamento para melasma?

 

O primeiro passo para tratar o melasma é fazer uma avaliação inicial com uma dermatologista. Afinal, esta é a profissional especializada em pele e que será capaz de identificar todas as necessidades da sua cútis.

 

O tratamento do melasma envolve não apenas o clareamento das manchas, mas também a criação e manutenção de uma rotina de cuidados eficiente. Na maioria dos casos, a profissional indica o uso de produtos clareadores, como o ácido tranexâmico. A aplicação deve ser feita de acordo com as instruções recebidas no consultório.

 

Em complemento, a médica pode indicar ainda a realização de procedimentos clínicos como as sessões de laser, peeling e microagulhamento. Realizados em conjunto, esses tratamentos são uma solução eficiente para o clareamento de manchas e podem ajudar você a recuperar a sua autoestima!

 

Uma das coisas mais importantes que você deve ter em mente é que a proteção solar é o principal cuidado a ser tomado por quem sofre com o melasma. O protetor solar deve ser aplicado todos os dias em uma quantidade generosa, sendo reaplicado de 3 em 3 horas para garantir a proteção completa. Com isso, você evita o surgimento de novas manchas e mantém a pele protegida!

 

 

Como prevenir o melasma?

 

Dentre os principais cuidados que você deve ter para prevenir o surgimento de manchas, destacam-se:

 

  • O uso diário de filtro solar, bem como a reaplicação do produto;
  • Controle de exposição ao Sol;
  • Uso de água termal para resfriar a pele;
  • Limpeza e hidratação diárias da pele e;
  • Acompanhamento com a dermatologista.

 

Ao seguir esses cuidados, as chances de sofrer com as temidas manchas são menores.

 

 

Quanto custa o tratamento para o melasma?

 

O tratamento pode variar desde o uso de medicamentos e dermocosméticos até a realização de procedimentos estéticos. Dessa forma, não existe um valor fixo para o tratamento completo e os valores são tratados diretamente entre a médica e o paciente.

 

Então, se você quer começar a cuidar do melasma agora mesmo, não perca mais tempo! Entre em contato com nosso consultório e agende sua avaliação inicial para descobrir as melhores opções para sua pele. Até breve!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp