Tricograma

Tricograma

O tricograma é um dos exames que mais auxiliam a dermatologista a realizar o diagnóstico da saúde capilar de cada paciente. Realizado no próprio consultório, este procedimento permite que a profissional detecte com mais precisão as alterações no ciclo biológico de crescimento dos fios, indicando o tratamento ideal para cada caso particular.

 

Por mais que os cuidados capilares sejam negligenciados por muitas pessoas, não há dúvidas de que eles são indicativos muito importantes da nossa saúde. Afinal, não somente as alterações nos cabelos podem indicar problemas maiores, como também podem afetar a autoestima e a confiança dos pacientes.

 

Sendo assim, consultar a dermatologista especializada em tricologia é uma forma de garantir que seus fios e couro cabeludo estejam sempre saudáveis, mantendo uma rotina de cuidados personalizada e que funciona para você.

 

Nesse sentido, o tricograma se torna um ótimo aliado para identificar essas necessidades.

 

 

O que é o tricograma digital?

 

O tricograma é um exame responsável pela análise dos fios de cabelo em cada um de seus ciclos biológicos. O exame consegue determinar o número de fios, a densidade dos mesmos e a proporção das madeixas em cada uma de suas fases de crescimento.

 

A versão digital é rápida e indolor, utilizando um microscópio para que fios de diferentes áreas do couro cabeludo sejam analisadas. Dessa forma, fica mais fácil identificar alterações que afetam os fios, como é o caso das diversas alopecias.

 

Ao oferecer um diagnóstico mais preciso, o tricograma permite que a dermatologista indique um tratamento personalizado para cada paciente.

 

 

Como é feito o tricograma digital?

 

Realizado no próprio consultório da dermatologista, o exame consiste, inicialmente, na seleção de duas regiões do couro cabeludo. Em seguida, a profissional faz a remoção de uma pequena quantidade de fios para que eles sejam analisados.

 

Com o auxílio de um microscópio ou dermatoscópio, a profissional consegue classificar os fios de acordo com o seu tipo e a fase do ciclo capilar na qual eles se encontram. Consequentemente, é possível avaliar possíveis alterações, principalmente no que diz respeito à queda de cabelos.

 

 

Quais são as principais causas da queda de cabelo?

 

Em complemento ao tricograma, a dermatologista faz também uma análise dos hábitos e estilo de vida do paciente. Afinal, a queda de cabelo pode ter causas variadas e o exame é um complemento para que se possa ter certeza do diagnóstico.

 

Dentre as principais causas que levam à queda de cabelo excessiva, destacam-se:

 

Estresse

 

O estresse pode causar diversas alterações em nosso organismo; dentre eles, a queda de cabelo. Quando estamos muito estressados, ocorre uma troca no ciclo dos fios capilares, fazendo com que eles caiam com mais facilidade.

 

Excesso de vitamina A ou B

 

Além disso, o excesso de vitaminas A e B, geralmente proveniente da ingestão indevida de suplementos, também contribui para as alterações no ciclo dos fios. Por isso, o acompanhamento médico é extremamente importante.

 

Alterações hormonais

 

Principalmente no caso de mulheres, as alterações hormonais também podem levar à queda de cabelo, identificada pelo tricograma. Essas alterações podem ser naturais ou até mesmo surgirem após o início do uso de anticoncepcionais.

 

Anemia

 

A anemia faz com que os fios recebam menos sangue, nutrientes e oxigênio. Dessa forma, eles se tornam mais fracos e quebradiços. Causada pela falta de ferro ou de vitamina B12, essa condição também causa cansaço excessivo e palidez, prejudicando consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.

 

Hipotireoidismo

 

Por último, a queda de cabelos também pode ser causada pelo hipotireoidismo, condição causada por alterações no funcionamento da glândula tireoide.

 

 

Quando é preciso fazer um tricograma?

 

Como você pode ver, existem diversas causas para a queda capilar e que pode levar às complicações mais sérias, como a calvície. Como essa queda é, geralmente, um sintoma de alguma alteração no ciclo dos fios ou na estrutura do cabelo em si, o tricograma é um excelente aliado para chegar ao diagnóstico correto.

 

Recomenda-se que os pacientes marquem uma consulta de tricologia assim que identificarem qualquer alteração nos fios, sem esperar até que a situação se torna verdadeiramente incômoda. É importante lembrar que, quanto mais cedo for feita a análise do problema, mais fácil será chegar ao tratamento ideal.

 

O tricograma é sempre solicitado e realizado pela dermatologista, geralmente após a avaliação inicial. Portanto, o primeiro passo é agendar a consulta para que ela possa indicar a necessidade de fazer o exame.

 

 

Quanto custa o tricograma?

 

Assim como o diagnóstico e tratamento das diversas condições capilares é variado, o preço também pode ser diferente de acordo com cada caso. Por esse motivo, o orçamento é sempre tratado diretamente entre a dermatologista e o paciente, considerando o melhor custo x benefício para que se possa começar a cuidar melhor das madeixas.

 

Portanto, aproveite agora mesmo para agendar o atendimento e transformar a forma como você cuida dos seus cabelos. Acredite: você não vai se arrepender!

Desenvolvido por Sunset Web - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp